Serviços

O Instituto Indaiá, hospital referência no atendimento aos mais variados transtornos de comportamento ocasionados pelo uso de álcool, drogas, síndrome do pânico, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, entre outros, mantém sua sede há mais de quarenta anos na cidade de Indaiatuba e presta serviços aos pacientes que possuem convênios médicos, particulares e do Sistema Único de Saúde – SUS. Nosso atendimento inclui:

 
-Tratamento Hospitalar Psiquiátrico
 
-Internação Integral                                                     
 
-Internação Parcial: Hospital-Dia                                   
 
-Internações De Emergência (72 Horas)
 
O tratamento visa o atendimento pluridisciplinar, considerando o homem e suas diversas facetas corpo, mente e espírito, com abordagem bio-psico-social, em interação dinâmica, por equipe multiprofissional.
 
O INSTITUTO
 
O Instituto Indaiá desenvolve suas atividades há mais de 40 anos na cidade de Indaiatuba. Possui capacidade para 46 pacientes de convênios de saúde e particulares e 97 leitos para internação do SUS.
 
Nosso prédio sede possui dois pavimentos com 5.500 m2 no total. Temos ainda dois módulos de construção, separadas do prédio principal, onde estão situados o Anexo A e o Anexo B, para internação dos pacientes de convênios e particulares. Cercado por ampla área verde num terreno de 17.000 m2, com horta, jardins, gramados, árvores frutíferas, área de recreação com campo de futebol, quadra poliesportiva, salão de jogos, piscina, entre outros recursos.
 
Localizado na área urbana, numa das principais avenidas da cidade e próximo dos principais pontos turísticos, shoppings, parques. Tem fácil acesso para quem vem pela Rodovia Santos Dumont.
 
Nossa estrutura conta ainda com oficina culinária, salão de beleza, biblioteca, oficina de informática, auditório, dois refeitórios, cozinha industrial, lavanderia, rouparia, almoxarifado, uma bela capela e espaços destinados para recreação e lazer.
 
QUADRO FUNCIONAL
 
O Instituto dispõe de quadro completo para atender suas finalidades num total de 132 funcionários como mostrado abaixo: 
 
- médicos psiquiatras com títulos de especialidade, assistentes e plantonistas 24 horas
 
- médicos clínicos gerais
 
- psicólogos
 
- terapeutas ocupacionais
 
- fisioterapeutas
 
- assistentes sociais
 
- enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem
 
- monitores de atividade
 
- nutricionista
 
- pessoal administrativo e de apoio 
 
O TRATAMENTO
 
A finalidade última do tratamento é promover a reintegração do paciente ao meio sociofamiliar e profissional, integrando o paciente e sua família no projeto terapêutico, mediante a participação dinâmica em reuniões terapêuticas grupais.
 
O paciente é estimulado a participar dessas atividades tais como oficinas de artesanato, de informática, artes culinárias, de beleza, festividades, entre outros.
 
O Instituto encara o problema do abandono do paciente procurando incentivá-los a morar em residências terapêuticas, sendo que no momento se conta com três Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), dois femininos e um masculino, num total de 24 pacientes, somente para pacientes do SUS.
 
Para os casos de complicações clinicas existem dois leitos para Intercorrências, uma no setor masculino e outra no setor feminino.
 
VALORES
 
- Comprometimento com o Paciente
 
- Atendimento Diferenciado
 
- Estabelecer Vínculo De Confiança
 
- Ética e Transparência
 
- Trabalho Em Equipe com Cooperação
 
- Respeitar Diferenças De Raça, Sexo, Religião, Ideologia

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________